Blog

Conheça as regras e condições do financiamento

O financiamento imobiliário é uma das formas que permite a compra da tão sonhada casa própria. Por ser investimento de alto custo que compromete o orçamento, essa é uma excelente alternativa para quem não tem a quantia necessária para pagar o bem à vista. No entanto para financiar um imóvel é necessário atender alguns requisitos. Conheça as regras e condições do financiamento imobiliário, e fique por dentro de tudo o que precisa para comprar o seu lar doce lar.

Financiamento Imobiliário

Essa forma de financiamento, é uma linha de crédito a longo prazo disponibilizada pelas instituições bancárias públicas, ou privadas destinada a aquisição de um imóvel novo ou usado. Sendo assim ele também pode ser utilizado para construção de uma casa ou compra de um terreno, para fins habitacionais ou de comércio.

Principais restrições

O primeiro passo para quem deseja financiar um imóvel é escolher a instituição financeira e apresentar o bem desejado. Os principais bancos que oferecem essa linha de crédito impõem algumas regras para definir se o interessado esta apto para comprar. As principais restrições independentes do banco escolhido são:

  • Documentos regularizados com o sistema fiscal e judiciário;
  • O nome não pode estar incluído em órgãos de proteção de crédito, como o SPC e Serasa;
  • Ter idade mínima de 18 anos para financiar; e a máxima não pode ultrapassar 80 anos e 6 meses somando a idade do contratante ao número de anos que o financiamento vai durar;
  • Comprovação de renda suficiente para quitar as prestações durante o tempo determinado;
  • O valor da parcela não pode ultrapassar 30% da renda mensal familiar

Principais regras para o financiamento imobiliário

Além das restrições ligadas a condição do interessado ao solicitar o financiamento, existem também outras regras que se referem ao tipo de imóvel escolhido. São elas:

  • O valor a ser financiado deve corresponder até 80% do valor total do imóvel;
  • O imóvel avaliado não pode ultrapassar o valor de R$ 1,5 milhão;
  • O imóvel precisa estar regularizado e registrado no Cartório de Imóveis;
  • O imóvel deve estar localizado na região onde o contratante mora ou trabalha há pelo menos um ano;
  • O contratante não pode ter utilizado FGTS para financiamento ou construção nos últimos três anos.

Documentos necessários

Em geral os documentos principais para dar entrada no financiamento são: RG e CPF; certidão de casamento ou união estável (se for o caso); comprovante de residência; comprovante de renda; carteira de Trabalho, extrato do FGTS e autorização para movimentação da conta (quando necessário); certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos Federais e à Dívida Ativa da União (ou seja, se você deve algo para o governo).

Agora que você já conhece as regras e condições do financiamento imobiliário, está preparado(a) para comprar seu imóvel com segurança. Fique ligado(a) no blog da Localiza Imóveis para conferir outras dicas e novidades do mercado imobiliário. E lembre-se os melhores empreendimentos e as principais tendências para imóveis, você encontra aqui. Siga-nos em nossas redes sociais Facebook Instagram.