Blog

Conheça os tipos de jardim residencial

A primavera chegou, e essa estação florida inspira as mais lindas decorações. Afinal, quem não quer poder acordar, abrir as janelas e ver as mais lindas flores e sentir o cheiro delas invadir a casa. Agora, você vai conhecer os tipos de jardins residencial para deixar a sua casa com a cara da primavera. Além de trazer mais beleza para a área externa da casa, o jardim residencial proporciona mais bem-estar e qualidade de vida para os moradores. Além disso as crianças se divertem no espaço e você pode desenvolver um novo hobby: a jardinagem. São inúmeras opções tanto para quem ama flores ou para quem prefere folhagem de todas as formas. Sendo assim, se sua casa possui um espaço sobrando, aposte em jardins.

Jardim Clássico

Esse estilo mais clássico porem mais rígido, tem como inspiração os jardins franceses. De acordo com as tradições, os itens devem respeitar a simetria, geometria e monumentalidade. Assim os ambientes são valorização bem como a arquitetura da residência. Os itens que caracterizam o jardim clássico estão no  uso de estátuas, fontes, vasos e pequenos objetos também. Do mesmo modo o piso deve ser coberto por um tipo de tapete formado pela grama. Arbustos, buchinhos e pedras fazem os caminhos desse jardim, até os canteiros de flores diversas e coloridas e plantas coníferas.

Rústico

Simplicidade e diversidade são as principais características desse estilo. Inspirado na natureza em todos os aspectos, utiliza dos elementos mais tradicionais, como bancos de madeira crua, troncos de árvores decorativos, barris e pergolados. Outra característica marcante por aqui é o volume e diversidade de espécies de folhagem. Se preferir mais cor, vale a pena investir em estruturas de ferro ou madeira para colocar os vasos de flores.

 

Estilo japonês 

Explorando uma energia sensível, esse jardim é projetado como um local de contato com o ambiente natural e de meditação. Na cultura do país, o paisagismo é considerado uma arte. Para criar um verdadeiro refúgio espiritual são usados como elementos principais: pedras (sempre em número ímpar), água e bambu dispostos de maneira simples, mas bem definida. Para criar um ambiente relaxante e aconchegante pode-se adicionar pequenas pontes, bonsais, lamparinas ou lanternas de pedra, arbustos e árvores perenes, além de flores, sendo as mais utilizadas azaleia, cerejeira do Japão, camélia e íris.

 

Vertical


Esse mais versátil é ideal para apartamentos com espaços limitados. Nela você pode cultivar uma pequena horta ou ter a natureza sempre perto. Os jardins verticais transformam qualquer ambiente e dão vida às residências. Alguns possuem um sistema de rega próprio e vão bem em salas, varandas e cozinhas. As principais plantas ideais para esse tipo de jardim são as espécies de pequeno porte, bonsais, ou pode ser utilizado como horta, proporcionando, além de beleza, cheiro e sabor.

Como as plantas ficam suspensas é necessário vasos ou estruturas preparadas, a fim de dar um aspecto de que nasceram naquele mesmo local.

Jardim de inverno

Seguindo o mesmo conceito da natureza mais perto, o jardim de inverno proporciona beleza e sofisticação. Eles deixam o ambiente interno da casa mais aconchegante e levam vida aos cômodos, uma vez que as aberturas de ventilação permitem a entrada de luz natural. Na hora de escolher as plantas leve em consideração espécies diversas de folhagens e flores. Para deixar tudo ainda mais bonito, você pode ainda, usar vasos grandes e elegantes além de instalar balanços de teto ou bancos feitos em vime.

 

Gostou das dicas? A sua casa vai ficar ainda mais bonita agora que você conheceu os tipos de jardim residencial. Então, que tal começar a planejar e dar os passos para você morar em uma casa só sua e com algum desses jardim que apresentamos? Conheça nossos empreendimentos, e escolha o lar ideal que sempre sonhou. Acesse nosso site ou nos siga em nossas redes sociais Facebook e Instagram.