Blog

Piso Vinilico e Laminado Vantagens e desvantagens

Construir a tão sonhada casa própria demanda muito planejamento e pesquisa, principalmente quando falamos do acabamento. E uma forte tendência de materiais de fácil aplicação e menor custo tem conquistado muito na hora de escolher o piso. Nesse artigo vamos abordar os pisos vinílicos e laminados, assim como suas vantagens e desvantagens. Acompanhe a seguir:

Piso Vinílico

Conhecido também como piso de PVC, o vinílico é fabricado com PVC  e minerais que garantem resistência, conforto e beleza. No mercado é possível encontrá-lo em 3 versões: régua, manta e placa. 

Vantagens 

O piso vinílico é a escolha ideal para quem precisa realizar uma reforma rápida e sem dor de cabeça. Por ser um material leve e de fácil aplicação, se adequa a praticamente todos os ambientes fechados e cobertos, incluindo salas, quartos e escritórios.

Devido ao seu material, o piso vinílico é antialérgico, resistente a água e fácil de limpar. Além disso, proporciona maior conforto por conservar a temperatura e abafar ruídos de passos com mais eficiência.

Desvantagens

Nem tudo são flores, por outro lado o piso vinílico apresenta algumas desvantagens. O seu modelo não pode ser aplicado em qualquer superfície, por isso é necessário verificar se o revestimento original está limpo, nivelado e impermeabilizado para receber o piso. Outra desvantagens do piso vinílico é ficar marcado com muita facilidade, por isso arrastar os móveis pode riscar o piso. Além disso, a pigmentação desbota com o sol. Portanto evite em ambientes externos.

Piso Laminado

Esse tipo de piso não é madeira, no entanto é feito a partir de um composto de materiais derivados da madeira. Os quais são transformados em painéis de alta densidade de madeira, chamada de HDF. Por ser um piso flutuante, não é pregado ou colado ao contrapiso, mas instalado sobre uma manta. 

Vantagens 

O piso laminado possui um modelo de rápida e fácil instalação e diferente do piso vinílico, o contrapiso não precisa estar tão nivelado.  Além de ter um excelente custo-benefício em relação a madeira de lei. Também possui isolamento térmico deixando os ambientes mais aconchegantes e assim como o piso vinílico é muito fácil de limpar.

Desvantagens

Da mesma forma que os outros, o piso laminado tem suas desvantagens. Diferente do vinílico, este não  é à prova d’água e pode ser danificado quando em contato com uma grande quantidade de água. Por isso, não é indicado para o banheiro e cozinha. 

Também é preciso evitar exposição prolongada ao sol pois pode causar deformações no piso. O mesmo acontece com a umidade. 

Se você se incomoda com o barulho, procure não optar por esse modelo flutuante pois causa um certo desconforto acústico. Ou seja, é possível  que escute os sapatos pela casa inteira. E ainda, ele pode ser escorregadio, se tornando um perigo para animais de estimação e idosos.

 

Tirou suas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens dos pisos Vinílicos e Laminados? Agora você pode escolher o que mais se adequa a sua necessidade. E por falar em necessidade, a Localiza Imóveis tem os melhores empreendimentos capazes de atender todas as suas expectativas. Além disso, são perfeitas para receber a casa dos seus sonhos com o piso que você mais gostou.  Visite o nosso site e conheça o endereço do seu lar e nos acompanhe pelas redes sociais Facebook e Instagram para aproveitar as novidades.