Blog

BLOG-26.02

Apesar de ser mais lucrativo do que comprar um imóvel pronto para morar, construir a sua casa exige certa dedicação e planejamento. E, para te ajudar nessa tarefa, e fazer com que esse momento não seja tão turbulento para você, resolvemos listar algumas coisas que você deve considerar antes de começar as obras.

Mas, apesar de parecer algo bem complexo e difícil de se fazer, tente não se preocupar tanto. No final, você vai ver que essa tarefa é mais simples do que imagina!

1 – Encontre o terreno perfeito

Como você já deve ter imaginado, não adianta nada começar a planejar a sua casa sem nem ao menos ter escolhido o lote em que vai construir. A escolha deste local é muito importante e deve ser a primeira coisa a se fazer. Depois de escolher o lugar, você vai conseguir planejar melhor a sua construção. Isso porque, depois de ter o terreno, informações como o tamanho do terreno, a área que pode ser construída e os desníveis do local já são do seu conhecimento.

Além disso, é muito importante garantir uma boa localização. Aquele lugar vai ser o ponto inicial dessa sua jornada. Ele precisa estar de acordo com as suas necessidades e a região precisa estar adequada, com a infraestrutura e os demais detalhes em ordem. Não esqueça de garantir isso!

2 – Defina o seu orçamento

Vamos concordar que não dá para simplesmente começar a construir, certo? Quando as coisas são feitas dessa forma, você acaba perdendo os parâmetros no meio da construção. E, quando isso acontece, as coisas podem acabar saindo completamente diferentes do imaginado. Afinal, as ideias vão surgindo e você não tem um controle de gastos. Por isso, uma das primeiras coisas a se fazer é estipular um limite.

Depois de ter um teto do seu orçamento (valor máximo que pode ser gasto), dívida as suas despesas. Verifique o que deve ser gasto com a mão de obra e o que está disponível para a compra dos materiais. Lembre-se de manter o pé no chão e não extrapolar no seu projeto. Além disso, deixe sempre uma quantia reserva, para situações emergenciais e imprevistos!

3 – Contrate um arquiteto

Quando queremos cortar gastos, é normal acabarmos tentando excluir o maior número de profissionais envolvidos. Mas, acredite, isso só te dará ainda mais trabalho e dor de cabeça no futuro. Sem falar que o acompanhamento de um técnico durante a construção da sua casa é uma exigência legal no Brasil. Ele deve ser o encarregado por elaborar o projeto da casa, e o custo disso deve estar predefinido no orçamento.

Sem falar que ele vai conseguir criar um projeto adequado para você. Permitindo que ele caiba no seu bolso e que as suas necessidades e desejos sejam supridas!

4 – Deixe a estrutura com o engenheiro

Mais uma vez, o envolvimento de um profissional na área é indispensável para a sua construção. E, por ser formado em Engenharia Civil, ele vai conseguir cuidar da estrutura da sua casa de forma adequada, fazendo com que o projeto do arquiteto se torne realidade.

Sem ele, questões como a estrutura, os pilares, as estacas e as vigas da residência acabariam ficando desalinhadas. O que poderia causar um grande desastre e prejuízo futuro. Sem falar que a parte elétrica, sanitária e hidráulica também faz parte do seu trabalho!

5 – Garanta a quantidade de materiais necessários

Para evitar dor de cabeça e impedir que o trabalho atrase, é fundamental que você compre a quantidade certa de material. Além disso, também é preciso garantir que os materiais sejam adequados e com a qualidade desejada. Presando sempre por aqueles que estão dentro do orçamento e de acordo com as definições definidas no projeto!

6 – Consiga a documentação necessária

Antes de começar a construir, é preciso estar em ordem com as suas obrigações jurídicas. Isso vai permitir que você consiga as licenças e o alvará de construção. E, como dependem das normas e exigências dos órgãos municipais, o ideal é que você procure se informar sobre o que é pedido antes de ir atrás da permissão.

Nesse momento, também é preciso pagar as taxas e emolumentos legais exigidos. Apresentando também os dados da documentação jurídica e cadastral do novo terreno!

7 – Tenha um cronograma definido

Além de ajudar a entender melhor o que deve ser feito em seguida, e não ficar perdido no processo, o cronograma ajuda você a se manter no prazo, correndo para fazer com que tudo dê certo no período estipulado.

Alguns dos passos fundamentais para a programação do seu cronograma são: Fundação, Alvenaria, Laje e Telhado, Elétrica e Hidráulica e Acabamento. Siga essa linha e você provavelmente não terá problemas no processo!

8 – Cuide da segurança

Os trabalhadores precisam de segurança para trabalhar, principalmente em um ambiente perigoso como o canteiro de obras. Para garantir isso, e evitar acidentes ou imprevistos, planeje o ambiente de construção. Providencie tapumes, andaimes, telas de segurança e todos os demais objetos necessários. Quando se trata da vida e segurança das pessoas, toda medida deve ser considerada!

Se você seguir essas dicas, vai ser fácil construir a sua casa. Comece agora a planejar a sua construção. A Localiza Imóveis vai garantir que o primeiro tópico não seja um problema. Entre em contato com a nossa equipe e encontre o lote perfeito para você!